sexta-feira, 16 de maio de 2014

Café X Yoga

2 comentários


1.       Não se engane, o café não faz parte de um café da manha equilibrado. Se você só sente que acorda pela manha após uma xícara de café, ou se o seu corpo não funciona sem café, leve em consideração que o que o seu corpo realmente está pedindo é alimentação adequada e os alimentos ricos em micronutrientes.

2.       O café pode causar esgotamento adrenal:  suas glândulas adrenais secretam adrenalina em situações de emergência -como durante um acidente de carro ,por exemplo.  Mas quando você toma uma xicara de café expresso, por exemplo, você está enganando seu corpo em liberar adrenalina e noradrenalina, os mesmos hormônios liberados durante qualquer crise, fazendo com que seu corpo fique tenso, em estado de alerta. O problema disso é que seu corpo reage ao seu trabalho pela manhã da mesma forma que seria a um tigre dente de sabre pulando em cima de sua cabeça, o que  é um uso totalmente inadequado de recursos do seu corpo .Para colocar -se em um estado de  " luta ou fuga " logo no início da manhã pode ser revigorante, mas também faz de você irritável, sem foco, e um tanto frenético .

3.       Aumento do estresse: já reparou que quando você está estressado você não consegue dormir? Logicamente, se você quer acordar em seguida, você só precisa ficar estressado, certo? Isto é exatamente o que a cafeína faz. Ela provoca reações de estresse muito mensuráveis ​​, incluindo aumento da frequência cardíaca, transpiração, níveis de açúcar desequilibrados, e aumento da tensão muscular ( leia-se: rigidez) . E pergunte a si mesmo: Você realmente precisa de mais stress na sua vida?

4.       Mau humor  : estudos têm mostrado que a ingestão de cafeína se correlaciona com os níveis de serotonina reduzidos. A serotonina é o neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar e felicidade. Aqueles com níveis baixos ou alterados de serotonina são geralmente classificados como clinicamente deprimidos .

5.       Deficiência de vitaminas: um corpo que vive muito estimulado tem maiores chances de se esgotar e ter carências vitamínicas (as vitaminas afastam o estresse oxidativo ); ironicamente, eles vão desgastar justamente as vitaminas que dariam energia por elas mesmo, se não fossem “varridas” pela cafeína.

6.       Maior dificuldade em concentração:  a prática de yoga e meditação busca restabelecer o equilíbrio em vários aspectos,  particularmente do sistema nervoso . Estimulantes de todos os tipos, e a cafeína em particular, criam desequilíbrios imediatos que rapidamente se transformam em problemas crônicos de dificuldades em foco e atenção.

7.       A cafeína em todas as suas formas, é também um diurético forte que leva à desidratação. Cerca de 75 % da população é  desidratado , a cafeína só piora as coisas . Um corpo sem água = um corpo rígido / dolorido = maior dificuldade para praticar yoga.

8.       O que fazer então? Que tal um suco verde ou água morna com limão? J


Baseado no texto original em inglês:

 http://www.yogabodynaturals.com/yoga-coffee-to-quit-or-not-to-quit/

2 comentários:

  1. Eu tomo café e não vejo problemas nisso. Agora, o que me trás grandes benefícios é a maconha. Nunca falei com ninguém, nem para minha professora, que eu gosto de maconha + ioga. Shiva é considerado o criador da maconha, sendo que essa planta era seu alimento favorito. Muitas vezes quando eu uso a erva e pratico ioga, coisas surpreendentes acontecem e quero compartilhar algumas.

    Outro dia tive uma sensação similar a um orgasmo que passava por cada vértebra do corpo. Era como se houvesse uma liberação de energia tão grande que tive que deitar logo após. Cada postura se torna eletrizante, como um espreguiçar que libera tensões e soltam energias sem fim. Cada postura se torna um universo a ser desbravado e a mente simplesmente voa. As vezes chego a adentrar em outras dimensões durante a prática.

    Infelizmente gostaria de ter essa mesma introspeção sem a maconha. As vezes me questiono se os antigos iogues utilizavam essa planta durante a prática. Na Índia o uso do haxixe é tido como religioso, então daí surgiu meu questionamento. Minha professora sempre fica admirada quando eu pratico, mas não falo para ela o meu segredinho e talvez nunca vou falar. Ademais, muitos ainda possuem preconceitos com relação a cannabis, mas digo de antemão como o corpo fica extremamente sensível durante os efeitos, deixando a prática totalmente única!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Sempre que fumo maconha passo a praticar automaticamente yoga. É caso não pratique entro em paranóia.

    ResponderExcluir