quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Os exercícios de rotação da coluna

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Sukhasana em sânscrito significa “pose fácil”. Em inglês é conhecida como "torção fácil sentada". Esta postura é adequada para todos os níveis de praticantes de yoga. É uma postura básica e que proporciona uma maior extensão para o corpo ajudando a preparar o praticante para outras atividades. Executar esta postura é uma maneira simples e fácil de reduzir a tensão em seu corpo e  se livrar das tensões do dia. Ela pode ser praticada em qualquer momento e em qualquer lugar! Sempre que você precisar liberar a rigidez e recuperar a sua energia basta praticá-la. Esta pose acrescenta variedade à sua prática e pode ser uma ótima maneira de manter-se equilibrado em sua vida cotidiana. De acordo com os sábios do Yoga,  aqueles que praticassem as torções, regularmente, retardariam o envelhecimento. Psicologicamente, os exercícios de torção ampliam o nosso campo de visão, pois ao olharmos para os dois  lados, para outras direções, passamos a enxergar além um só caminho e direção.


 Para entender  como funcionam as posturas de torção, imagine os órgãos internos como esponjas que estão cheias de líquidos. As torções primeiramente apertam e torcem os órgãos, e então os preenche com uma quantidade de sangue fresco e oxigênio. É um meio natural e poderoso para desintoxicar órgãos e glândulas e aumentar a saúde do corpo todo. Também mantém as costas flexíveis e aumenta a circulação sanguínea nos músculos e discos ao redor da coluna. Uma dica: antes de fazer uma torção tente alongar a coluna para cima na inspiração e torça ou vire-se ao expirar.

Benefícios da postura fácil com torção:

1.       Aumenta a flexibilidade ao longo da coluna vertebral, ombros e peito.
2.       Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, pois relaxa o sistema nervoso.
3.       Estimula e tonifica os órgãos abdominais, incluindo os rins e os órgãos digestivos. Isso ajuda a desintoxicação, o que aumenta a energia e melhora a sua saúde em geral.
4.       Combate fortemente a prisão de ventre
5.       Alivia bastante a tensão nos músculos das costas e no pescoço
6.       Reduz as gordurinhas que se acumulam no abdômen
7.       Tonifica os pulmões, tendo um poderoso efeito contra a asma
8.       Aumenta o senso de equilíbrio, segurança e serenidade.
9.       Aumenta a claridade da mente e amplia a visão sobre as coisas ( o girar do corpo de um lado para o outro simboliza ampliar o foco da visão, buscando ver as coisas em ângulos diferentes)
10.   Desperta o autoconhecimento
11.   Faz com que a mente se comporte de modo equânime tanto no prazer quanto na dor.
12.   Todas as variações de torções são benéficas para pessoas com artrites e outras dores relacionadas às costas e quadris.

Como fazer:

1. Comece sentado em uma posição de pernas cruzadas no chão. Aumente  o comprimento de sua coluna sentando-se alto, em seguida, puxando em seu abdômen. Você pode relaxar os ombros e deixá-los cair longe das orelhas. 
2. Ao inalar, levante os braços acima da cabeça. Em seguida, expire e torça o corpo para direita, enquanto lentamente baixe os braços para baixo em sincronia com sua respiração. A mão direita deve estar no chão ou no joelho esquerdo e a mão esquerda atrás do seu corpo e no chão. Gire a sua cabeça e olhe por cima do ombro direito.
3.Permaneça nesta posição por cinco a 10 respirações lentas e suaves. Quando você inala, visualize-se a ficando mais alto, e, ao expirar, torça um pouco mais.
4.Repita para o outro lado.

Fontes consultadas:
- Livro: A Senda do Yoga- Maria Laura Garcia Packer
- http://www.dharmayogacenter.com/_downloads/library/NYY_Mag_10_07-Portuguese.pdf

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