sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Notas da conferência proferida por R.Sharath Jois, professor de Ashtanga Yoga de Mysore- India

Deixe um comentário!

Notas da recente conferência proferida por R.Sharath Jois, professor de Ashtanga Yoga,  da cidade de Mysore na India , em um worshop ocorrido Londres recentemente

"Qual é o Ashtanga Yoga?  O que é Yoga? Nós temos que entender isso. Chegamos ao yoga através dos asanas. Isso é normalmente o que atrai a todos nós . Pessoas assistem os outros e dizem:  uau! Eu quero fazer isso!
Mas isso é yoga? Apenas asana não é yoga. Asana é apenas um membro do Yoga .  O Ashtanga Yoga possui oito membros.

Quando estes se juntam tornam-se Ashtanga Yoga. Asana é uma parte muito importante, mas não é a etapa final . É apenas o começo. Mas todo mundo tem que começar em algum lugar . Você não pode ir para a universidade imediatamente. Primeiro você vai ao jardim de infância , depois ao ensino primário e assim por diante .

Você não pode ir direto para o Samadhi . É um processo que deve ocorrer lentamente . Primeiro temos que limpar e purificar o nosso corpo e mente.

Ao fazer asana temos que aplicar os yamas e niyamas . No Cirque de Soleil eles dobram o  corpo - isso não é yoga. Yoga é para a auto- transformação.

Citta vritti nirodhah – controlar os órgãos dos sentidos para controlar a mente.

Isso começa com a prática de asanas . Então, quando você aplica yamas e niyamas e a transformação acontece dentro de nós.

Guruji costumava dizer 99% prática e 1%teoria. Várias pessoas entenderam isto da maneira errada e  achavam que tinham que fazer asanas em todos os lugares . Isso significa aplicar yamas e niyamas na vida diária.

Abhyasa vairagyabhyam tat nirodhah - uma vez que temos uma prática adequada, então é possível controlar os órgãos dos sentidos .

Na linhagem de Krishnamacharya há tantos asanas como existem seres vivos. Este sistema é diferente do outros estilos de yoga.  Existem muitos estilos diferentes de yoga. Mas esta linhagem é uma prática tradicional - é o sistema de vinyasa de movimento e técnica de respiração .

Por que é importante vinyasa ? Ele permite que o sangue circule adequadamente e purifica o sistema nervoso . Ele gera calor interno , eliminando toxinas . Uma vez que as toxinas são removidas o corpo  se torna mais saudável.

Os asanas tornam-se como uma prática meditativa quando você é capaz de controlar sua mente . Deve ser feito por um longo tempo, ao longo de muitos anos e de forma contínua, com respeito e gratidão. Então, o que dá a fundação adequada para ir para os níveis mais elevados de yoga. O corpo tem que mudar, e você precisa entender a técnica de respiração "


Sharath Jois
Para maiores informações : http://kpjayi.org/

0 comments:

Postar um comentário