sexta-feira, 30 de agosto de 2013

10 motivos para você praticar Yoga durante a gravidez

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O nascimento de um bebê e a gravidez são um ritual de passagem, não um procedimento médico.


A gravidez é um período extremamente importante na vida de qualquer mulher. Diversas mudanças acontecem na vida da gestante e nem sempre é fácil lidar com tantas mudanças. Mais uma vez, o yoga pode ser um aliado da mulher que está esperando. Trabalhando tanto a mente como o corpo, o Yoga tem o poder de auxiliar a gestante a se preparar melhor para o parto e para a nova etapa da vida que está por vir. O yoga como sempre traz inúmeros benefícios físicos e mentais para a mamãe e o bebê.

As posições variam a cada trimestre.

 No primeiro trimestre, em função das grandes mudanças hormonais que ocorrem no corpo,  deve-se tomar grande cuidado, portanto, é importante antes de procurar um professor de yoga, a gestante  buscar o aval do médico. Após isso, basicamente a gestante deve aprender a ouvir e sentir o seu corpo, para saber o que ela pode ou não fazer. Se você estiver sentindo muito enjoo, talvez seja importante você descansar e não praticar. A maioria das posturas de Yoga para gestantes são adaptadas para proteger o barrigão e não comprimir o útero. No entanto, no primeiro trimestre o útero permanece relativamente pequeno e protegido pela pélvis, portanto, compressão não é um grande problema. Porém, se houver qualquer desconforto, precaução nunca é demais. Sempre é importante lembrar que esse não é um tempo para avançar na sua prática e sim entrar em maior contato consigo mesma, com o bebê e ficar atenta às mudanças que estiverem acontecendo.

No segundo trimestre provavelmente muitos dos sintomas iniciais, como enjoo matinal já se foram e agora pode ser o momento para você solidificar a sua rotina de yoga na gravidez. Como agora a sua barriga já começa a ficar mais aparente, esta é a hora que as adaptações começam a serem usadas para as posturas. Este é um tempo para você se concentrar no desenvolvimento da sua força e estamina, alinhando a coluna vertebral e criando espaço para vocês dois respirarem e para o bebê se mover. A partir do segundo trimestre é aconselhável evitar deitar por muito tempo com a barriga para cima. O peso do útero em crescimento pode comprimir a vena cava, que é a veia que leva oxigênio e sangue para o feto. 

Já no terceiro trimestre a prática de yoga pode começar a ficar um pouco mais trabalhosa, assim como todas as outras atividades (como caminhar ou subir escadas). Portanto, este é um momento para de novo, pegar leve, sentir a respiração, o bebê e observar. Todas as posturas que comprimem o abdômen devem ser totalmente evitadas. Exercícios e alongamentos suaves podem e devem ser praticados, sempre com cautela. Mais do que preparar a gestante fisicamente, o yoga vai prepará-la mentalmente, fazendo com que se aprenda a focar no momento presente  através da respiração. Agachamentos com suporte são recomendados para ir preparando o corpo para o parto.

De acordo com diversos estudos o Yoga na gravidez pode:

1.       Melhorar a qualidade do sono da gestante.
2.      Reduzir o stress e a ansiedade.
3.      Aumentar a força, flexibilidade e agilidade dos músculos usados no parto.
4.      Diminuir dores na lombar, náusea, síndrome do túnel do carpo, formigamento, dores de cabeça e respiração encurtada.
5.      Ajuda a mulher a se conectar melhor com o bebê e a lidar melhor com a ideia de ser mãe.
6.      Ajuda na preparação para o parto, aliviando a tensão ao redor do colo do útero e aumentando a abertura da pelve.
7.      Ajuda a restaurar o seu corpo, o útero, abdômen e assoalho pélvico, e no alívio de tensão nas costas e desconforto materno após o parto.
8.      As posturas de Yoga ou asanas trabalham suavemente sobre os órgãos reprodutivos e da pelve garantindo uma gravidez tranquila e um parto relativamente fácil. Ao nível sutil, estes garantem um melhor fornecimento de sangue e nutrientes para o feto em desenvolvimento.
9.      Através da meditação problemas mais profundos como neuroses, medos e conflitos, que são tão comuns durante a gravidez são apaziguados e diminuídos.  A meditação traz consigo uma consciência incrível que ajuda você a se conectar com o seu filho de uma forma que é impossível explicar.
10.  Através de respiração ou pranayama é garantida a oferta abundante de oxigênio e uma melhor força de vida para a gestante e o seu filho. O controle da respiração também ajuda na hora de suportar a dor do parto.

Pontos importantes a serem notados:

- Durante a gravidez é liberado um hormônio que aumenta a flexibilidade dos ossos, músculos e tendões, esse hormônio tem a função de preparar o corpo para o parto. Pode-se notar um aumento da flexibilidade em geral durante este período, no entanto, deve-se tomar um cuidado extra para que não se esforçar demais de maneira que  acabe se machucando ou se alongando em excesso.
- Durante a gravidez é normal que se sinta mais sede e se vá ao banheiro mais frequentemente, portanto, vá ao banheiro e beba água sempre que sentir necessidade.

Paula Elisa, ministra aulas de Yoga para gestantes em Rio do Sul /SC. 

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