domingo, 2 de junho de 2013

8 razões para você praticar a Saudação ao Sol :)

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A prática de saudação ao Sol foi nos dada pelos antigos sábios da Índia, desde os tempos védicos. É um ritual de saudação ao Deus Sol ou Surya, que é um símbolo de consciência espiritual. Serve também como um ritual de reverencia ao nosso sol interno, simbolizando nossos poderes internos que vão além daquilo que podemos perceber. É um dos métodos mais populares no Yoga para se atingir saúde física, mental e aumentar nossa consciência espiritual em todos os aspectos da nossa vida.  Como todos sabemos, cada vez mais temos problemas de saúde, de falta de tempo, de stress e a lista segue em diante. A prática de yoga oferece uma cura a todos estes problemas os curando desde a raiz. O Surya Namaskar ou saudação ao sol faz parte da terapia do yoga e pode ser facilmente incorporado na vida diária do individuo. Disponibilizando entre 5-15 minutos diários para sua prática, rapidamente sentem-se os seus benéficos efeitos. 
Dentre eles:

1.       Estimula o nosso corpo energético, auxiliando a pessoa a ter maior capacidade de foco e concentração.

2.       Melhora o sistema respiratório: Durante a respiração raramente usamos toda a nossa capacidade respiratória. Normalmente somente as partes baixas do pulmão são utilizadas enquanto que as partes altas ficam cheias de ar usado estagnado e tóxico. Estes depósitos de ar ficam nos pulmões por anos, afetando nosso sistema respiratório e outros sistemas do organismo. Durante a saudação ao sol, no qual a respiração profunda é sincronizada com cada movimento, o pulmão é esvaziado completamente, preenchendo-o com ar fresco, puro e oxigenado. Com isso todas as partes do pulmão são expandidas, estimuladas e limpadas. Assim o sangue recebe mais oxigênio, aumentando a vitalidade geral de todas as células e tecidos do corpo. Problemas respiratórios e mucos das vias respiratórias podem ser eliminados e doenças como a tuberculose podem ser evitadas.

3.       Melhora do sistema circulatório: A prática da saudação ao sol, aumenta a atividade do coração sem, no entanto forçar os músculos cardíacos, como em outros exercícios físicos. Com o aumento do fluxo de sangue, aumenta a eliminação de resíduos tóxicos do organismo, introduzindo oxigênio e nutrientes para todas as células. Os músculos cardíacos são fortalecidos, as artérias coronárias são estimuladas reduzindo a chance de ataques no coração. O sistema linfático que controla os movimentos dos fluidos no corpo é tonificado, combatendo as infecções.

4.       Melhora o sistema digestivo: os alongamentos alternados e movimentos de compressão tonificam todo o sistema digestivo massageando e tonificando os órgãos abdominais. Isso não somente ajuda numa melhor eliminação, como também uma digestão mais eficiente, promovendo um apetite saudável e rápida assimilação dos nutrientes pelo organismo. Boa digestão é fator chave para uma ótima saúde. A qualidade ou quantidade de comida influi muito pouco se não formos capazes de digeri-la ou utilizar seus nutrientes apropriadamente de forma eficiente. Comida mal digerida causa gases, bloqueia canais de eliminação e o corpo todo. Problemas tais como prisões de ventre, indigestão, diarreia podem ser remediados com regulação alimentar e yoga.

5.       Sistema urinário: os rins exercem a função vital em regular os sais corporais. Eles também separam impurezas do sangue e as excretam para a urina pela bexiga. Qualquer alteração nas ações normais dos rins resulta num rápido desequilíbrio de sal e aumento dos níveis de nitrogênio no sangue resultando em problemas de saúde sérios. Durante a prática de saudação ao sol, a coluna vertebral e os seus músculos trabalham de tal forma que os rins são gentilmente pressionados e massageados. Isso os estimula aumentando o fluxo sanguíneo. Se os rins se encontram preguiçosos ou enfraquecidos, com uma tendência a formarem pedras, ou se houver qualquer pré disposição  a infecções , caracterizadas por uma urina escura e de cheiro forte, urinação frequente ou dor nos rins, sugere-se que a pessoa aumente seu consumo de água ou tome um copo da mesma antes de praticar a sequencia.

6.       Sistema nervoso: Nos doze movimentos da saudação ao sol, a coluna vertebral é sistematicamente alongada e comprimida a sua extensão máxima, estimulando a circulação ao longo de toda a medula espinhal e os plexos nervosos. Todo sistema nervoso é ativado e despertado.

7.       O sistema endócrino:
A pituitária: é conhecida como a glândula mais importante do organismo. Ela regula as funções das outras glândulas, estimulando e inibindo as outras secreções de acordo com as necessidades corporais. Com o aumento do fluxo de sangue para a cabeça e gerando efeitos no sistema nervoso o hipotálamo é estimulado, regulando a ação da pituitária. As posturas de inversão causam fortes efeitos na glândula pituitária.

Tireóide: Localizada na garganta, ela controla o ritmo no qual o metabolismo  assimila a comida ingerida. Quando a tireoide está hipoativa, os processos do corpo são reduzidos, tornando a pessoa obesa, letárgica, sofrendo de constipação, pressão baixa. Já quando ela esta hiperativa, as funções corporais são aceleradas exageradamente. A pessoa está sempre com fome perde peso mesmo comendo bastante. Ela se torna nervosa, sensitiva demais, sofre de pressão alta. Durante a prática de Surya Namaskar, a região da garganta é alternativamente pressionada e alongada, estimulando as secreções normais e balanceadas da glândula vital.  

8.       Sistema muscular: A saudação ao sol não busca desenvolver músculos hipertrofiados ou super desenvolvidos, mas busca alongar, tonificar e realinhar as estruturas musculo esqueléticas, reforçando uma melhor postura, reintegrando o corpo como um todo, num realinhamento.

Os efeitos mencionados neste texto são simples e mecânicos. O propósito é aumentar o entendimento de como o Surya Namaskar funciona especialmente em situações terapêuticas.
O ideal antes de praticar é sempre consultar um médico e contar com um professor de yoga experiente que poderá lhe ensinar de acordo com suas possibilidades e de forma correta. 

Namastê!

Este artigo foi inspirado e escrito de acordo com as ideias e informações do livro:
Surya Namaskar – A technique of Solar Visualization
Swami Satyananda Saraswati
Bihar School of Yoga

Para maiores informações: www.biharyoga.net ou www.rikhiapeeth.net

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